Musk anuncia lançamento do chatbot Grok para assinantes do X

A xAI, startup de Inteligência Artificial (IA) do bilionário Elon Musk, lançou o Grok, chatbot com base em IA generativa, ou seja, que é capaz de produzir texto, imagens ou outras mídias em resposta aos usuários. Por ora, somente os assinantes Premium+ da rede social X (antigo Twitter) podem utilizar a nova ferramenta de inteligência artificial. O custo para uma assinatura desta categoria do X fica entre R$ 84 e R$ 110 por mês.

A principal diferença do Grok para outras ferramentas de chat por inteligência artificial, segundo seus desenvolvedores, é o senso de humor sarcástico e politicamente incorreto. A nova tecnologia é capaz de responder às perguntas mais controversas e até rejeitadas por outros chatbots semelhantes. Mas os usuários podem desabilitar essa caraterística do Grok, se assim preferirem.

Mais concorrência

Para Felipe, analista de marketing da agência WRG Marketing, o Grok foi lançado para medir forças com o ChatGPT, do OpenAI, aumentando a concorrência no segmento e estimulando avanços tecnológicos. “É bom ter concorrência em um mercado dominado pelo ChatGPT. Isso obriga as ferramentas a pensarem cada vez mais em quem utiliza, no visitante, afinal de contas, quem agradar mais, leva a atenção dos usuários”.

O ChatGPT, ferramenta de chatbot com inteligência artificial, domina 80% do mercado global de IA, de acordo com estimativa da empresa de pesquisa de mercado Valuates Reports.

O especialista destaca que, além de promover a concorrência no mercado, a criação do Grok também gera uma nova opção de mecanismo de pesquisa na internet, o que antes era uma função exclusiva dos buscadores de pesquisa, como Google, Bing ou Yahoo Search (em buscas como: atendimento e assistência técnica, melhor carro elétrico, melhor curso de inglês, meu ar condicionado ou renan valmeida).

Dados do Google apresentados no último evento “Think with Google”, em São Paulo, mostram que o uso de ferramentas de inteligência artificial no Brasil é acima da média mundial. Cerca de 46% dos usuários no Brasil utilizaram um recurso de IA no último ano, acima dos 38% da média global.

Impactos no mercado de trabalho

Felipe pontua que o desenvolvimento de tecnologias que utilizam inteligência artificial pode impactar o mercado de trabalho, já que oportunidades profissionais vão se tornar obsoletas em meio à constante evolução tecnológica. “Algumas funções de trabalho podem ser reduzidas pelo uso da IA, o que pode extinguir alguns postos de trabalho. Mas muitas novas oportunidades de trabalho vão surgir, até para profissionais especialistas neste tipo de tecnologia”, afirma o analista de marketing.

Uma pesquisa realizada pela Adecco e a Oxford Economics com 2 mil executivos de 9 países revelou que 41% dos entrevistados acreditam que contratarão menos pessoas nos próximos cinco anos por causa da IA. Por outro lado, o estudo mostrou que 66% indicaram que contratarão especialistas na área e que 44% irão educar seus funcionários com boas práticas sobre ferramentas de inteligência artificial.

Para saber mais, basta acessar: https://magazinehouse.us/